eng / port

Voltar
Elizabeth Dorazio em exposição coletiva na Alemanha | 09-02-2014

MAP ART – Simbiose Cultural
Arte Contemporânea Brasileira na Alemanha


A mostra MAP ART apresenta uma seleção de artistas contemporâneos brasileiros residentes na Alemanha. Eles pertencem a gerações distintas e aí vivem, em parte, há mais de 20 ou 10 anos, acompanhados de outros recém-instalados em seu novo País de escolha. Para estes protagonistas do intercâmbio cultural Brasil/Alemanha tanto sua procedência quanto seu local de habitação são essenciais para a existência e evolução de sua produção artística ao considerar pesquisas, referências e rede de atuação. Entre os artistas participantes estão Alex Flemming, Cesar Meneghetti, Cristina Barroso, Eliane Paulino, Elizabeth Dorazio, Heloisa Corrêa Eickhoff, Isabelle Borges, José De Quadros, José Gomes, Luzia Simons, Lisa Simpson, Monica Rizzolli, Rosilene Luduvico e Tiago Romagnani Silveira. As obras apresentadas são de diversas técnicas como pintura, desenho, instalação, vídeo, objetos tendo cada um dos participantes sua linguagem própria.

A experiência de viver junto, significado original de simbiose, nos mostra que cultura representa muito mais do que apenas características estereotipadas associadas à nacionalidade. Cultura não é algo que se adquire e se mantém estagnado; a cultura transcende e adere ao ambiente que nos cerca. Se molda de acordo com nosso modo de viver, formando assim parte de nossa identidade. A simbiose de culturas permite que se absorva o que há de melhor, em uma relação orgânica com cada influência distinta, abrindo espaço para a reinvenção de uma identidade cada vez mais interconectada e rica. 

A metamorfose de nossa percepção cultural, sob a lente da simbiose, permite associar o desenvolvimento cultural individual a um processo natural de desenvolvimento humano e social intrínseco ao meio ambiente e à convivência. As características de uma valiosa simbiose cultural estão presentes nos trabalhos destes artistas brasileiros que compartilham conosco parte de suas experiências e sua forma de estar no mundo através de significativas expressões artísticas.
Neste período pós Copa do Mundo no Brasil, onde todos os holofotes se voltaram para este contexto, voltamos à realidade e ao cotidiano composto de atuações individuais, com voz ativa para se propagar, sendo que os artistas contemporâneos têm não somente a responsabilidade, como também a intenção de representar seu universo em todas as facetas.


Curadoria: Tereza de Arruda
Concepção e coordenação: Andressa Schröder

A mostra e pesquisa são acompanhadas de um filme documental sobre Artistas Brasileiros na Alemanha. 

Direção: Andressa Schröder / Câmera: Benedikt Bode / Edição: Fernando Favero

 

SERVIÇO

abertura: 5 de setembro, às 20h30

encerramento: 26 de setembro, 2014

onde: embaixada do brasil em berlim