eng / port

Transmissão
31.08.2012 | 22.09.2012

DÁCIO BICUDO

as mitologias do discurso religioso

 “Nesta exposição, Dácio Bicudo escolheu como ponto de partida conceitual justamente o fenômeno da mitificação da religiosidade na mídia eletrônica. O artista, que também é diretor e produtor de filmes, apresenta inicialmente ao observador uma imagem de Jesus Cristo, aplicada diretamente sobre um fundo de chroma key, acompanhada de um microfone. De cor verde, a superfície de chroma key se refere à técnica usada na TV pra captar uma determinada imagem, que posteriormente será separada de seu fundo original, ajustada e recontextualizada, conforme a conveniência do diretor de imagem.

Essa versatilidade do chroma parece reverberar a ideia de que toda a forma de encantamento e magia, antes reservado às formas de fé, passaram a ser transferidos para os milagres instantâneos operados pela mídia e pela publicidade. 

Assim como a narrativa religiosa tem penetrado os campos da mídia responsáveis pelo consumo de massa, explodindo os limites entre sagrado e profano, o artista aqui anula as zonas que separam a arte contemporânea da arte popular, utilizando os mais variados objetos de uso doméstico cotidiano.”

Katia Canton


Voltar