eng / port

Dialógicos
29.11.2011 | 14.01.2012

A exposição DIALÓGICOS propõe alguns cruzamentos entre manifestações da imagem contemporânea e respectivas implicações espaço-temporais. Pinturas, fotografias e vídeos resultantes de experimentações e ações do corpo sensível funcionam como trabalhos autônomos ou como elementos-base para composições de obras híbridas nas quais as mídias se mesclam, se confundem, e dialogam entre si. A imobilidade e o movimento das imagens, sua planaridade e volume,  ao incorporarem a forma dos objetos onde se inscrevem, instigam a uma reflexão sobre as relações que estas estabelecem com o espaço e com o tempo.

A configuração de um território convergente nas diversas formas que a imagem hoje assume, torna cada vez mais difícil diferenciá-la em categorias, tanto no que diz respeito à técnica como ao modo de representação e apresentação. Zonas intermediárias se expandem e constituem um lugar comum no qual natureza e origem se perdem, onde os limites entre realidade física e ficção se dissolvem.

A mostra procura revelar o que há de pictórico, cinematográfico, fotográfico e sonoro na imagem atual, o que existe de comum entre a pintura, a fotografia e o vídeo, visando estreitar as conexões entre estas formas de expressão. A proposta é debruçar-se sobre o rico diálogo que elas possibilitam, investigar as potencialidades que se delineiam, e apreender mais profundamente as implicações que advêm da complexidade da imagem contemporânea.

Monique Allain, 2011


Voltar